COMO CRISTO VOLTARÁ
Segundo as Escrituras, corretamente interpretadas pelas confissões reformadas, especialmente as de Heidelberg e Westminster, Cristo assim voltará:
01- Como foi, retornará: "Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir"( At 1.11b). Pelo Hino 292 do Novo Cântico esta doutrina é cantada corretamente: "Como foi para o céu/ Jesus Cristo há de vir,/ Quando o som da trombeta ecoar!/ Quando a voz do arcanjo/ Celeste se ouvir,/ Eu irei com Jesus me encontrar". Como Cristo foi visto ressurreto por alguns olhos ( Lc 24.36-43; 20.26-28 ), exatamente assim todos os olhos o verão em seu retorno triunfante.
02- Gloriosamente: "E verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória" ( Mt 24.30b cf 16.27; Cl 3.4; Tt 2.13; Ap 1.7,8, 12-18; 19.11-16 ). A primeira vinda consequenciou a humilhação da Segunda Pessoa trinitária; o seu retorno revelará ao mundo a sua plena exaltação, seu poder universal e sua excelsa glória.
03- Imprevisivelmente: Qualquer previsão do retorno de Cristo contradiz a categórica afirmação bíblica sobre a sua imprevisibilidade: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai" ( Mt 24.36 cf Mc 13.32; At 1.6,7 ). A inesperabilidade tem por objetivo deixar a Igreja em prontidão, em vigilante expectativa: "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá" ( Mt 24.42-44 cf Mt 24.45-51; Lc 12.29; I Ts 5.2-5; ). Sinais precedentes, porém, aparecerão. Por exemplos: Falsos profetas ( Mt 24.23-26 ) e o anticristo ( II Ts 2 ), causando religiosidade por um lado e incredulidade por outro.
04- Repentinamente: "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será também a vinda do Filho do Homem" ( Mt 24.37-39). "Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem"( MT 24.27 cf Mt 24.42-44 ). Jesus nos alerta sobre o possível descuido, ou cochilo, dos atalaias no posto de vigilância, contando-nos parábola das dez virgens ( Mt 25.1-13 ).
05- Visivelmente: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o transpassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém" ( Ap 1.7 cf Mt 24.30; Mc 13.26; Lc 21.27 ). Todos os seres humanos, de todos os lugares, de todas as raças e de todos os tempos, eleitos e réprobos, verão o Filho do
Homem voltando, cercado de nuvens, poderoso, majestoso e glorioso.
06- Audivelmente: "E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus"( Mt 24.31 ). "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus" ( I Ts 4.16 ). Todos os ouvidos ouvirão o som da trombeta, anunciando a chegada do Messias.
Certamente o arcanjo será ouvido, pois a ele foi dada a ordem de anunciação do regresso do Rei dos reis. Visível e audível será a volta de Jesus Cristo. Nada de arrebatamento secreto se registra nos escritos sagrados.
07- Voltará como Juiz: A primeira vinda foi para abrir aos homens o caminho da redenção mediante a expiação de pecados por sua morte na cruz. A segunda vinda será para juízo, quando então recolherá o trigo de sua grande seara e atirará a semente do maligno, o joio, na fornalha ardente, onde haverá choro a ranger de dentes. As ovelhas, a partir de sua volta, estarão eternamente separadas dos cabritos, pois se tornarão eternamente benditas do Pai na presença do qual resplandecerão como o sol ( Mt 13. 41-43; Mt 24. 31-34, 41). Todos, justos e injustos comparecerão, ao mesmo tempo, diante do tribunal de Cristo, outrora Salvador, para o julgamento e destinação finais.
08- Quando voltará: Cristo voltará em data preordenada pelo Pai, num único dia, chamado de: Dia do Senhor, Dia do Juízo, Dia da Ira, Aquele Dia ( Jo 5.28,29;
At 17.3; II Pe 3.7; Rm 2.5; Mt 7.22; II Tm 4.8 ). A Igreja o aguarda ansiosa! Páginas 95 e 96.
Esta Mensagem é parte do Estudo Sobre Escatologia Bíblica, Retirada do Site: http://www.ebenezer.org.br/ /Download/Onezio/Escatologia.pdf Todos os Créditos ao Autor e ao Site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário