Meu Banner

Wellcome - Bienvenidos - Bem Vindos

Seja Bem Vindo Visitante.


Faça Deste Blog Uma Benção em Tua Vida.

Faça da Sua Vida Uma Benção a Este Blog.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

"E Tu, Vives Bem?" A História de Raabe!

A História de Raabe - Rahav
No Talmud Babilônico há uma descrição das quatro mulheres mais belas da história do mundo.
Uma das mulheres mencionadas, cujo nome não tem um contexto judaico ou israelita na Bíblia Hebraica é Rahav- רָחָב. As outras três são Esther, Abigail e Sarah.
Acredita-se que em algum ponto ela tenha se convertido ao judaísmo, assim como outras mulheres Bíblicas, como Ruth a esposa de Boaz, Osnat a mulher de José e muitas outras.
O Talmud Babilônico nos conta que Rahav se casou com Josué eventualmente e que ela teve dez descendentes famosos, um dos quais é o famoso profeta Jeremias.
O que há em Rahav que fez com que os sábios de Israel a coloquem em tal patamar?
Hoje examinaremos alguns versos importantes que nos iluminam sobre o seu caráter. Comecemos pelo seu encontro com os dois espiões em Jericó, como está escrito:
"E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó.

Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Rahav, e dormiram ali.Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra." (Josué 2:1-2)
"וַיִּשְׁלַח יְהוֹשֻׁעַ-בִּן-נוּן מִן-הַשִּׁטִּיםשְׁנַיִם-אֲנָשִׁים מְרַגְּלִים חֶרֶשׁלֵאמֹר לְכוּ רְאוּ אֶת-הָאָרֶץוְאֶת-יְרִיחוֹ; וַיֵּלְכוּ וַיָּבֹאוּ בֵּית-אִשָּׁהזוֹנָה וּשְׁמָהּ רָחָב-וַיִּשְׁכְּבוּ-שָׁמָּה.וַיֵּאָמַר לְמֶלֶךְ יְרִיחוֹ לֵאמֹר: הִנֵּהאֲנָשִׁים בָּאוּ הֵנָּה הַלַּיְלָה, מִבְּנֵייִשְׂרָאֵל-לַחְפֹּר אֶת-הָאָרֶץ"

Diferente de Josué, que não confiava na promessa de Deus da terra para ele e seu povo, foi Rahav - que o sábio Rashi sugeriu que não era realmente uma prostituta, como sempre entenderam que ela tinha sido, mas sim uma hospedeira - que confiava em Deus do fundo do seu coração.
Rahav sabia exatamente como falar com os dois espiões, no seu idioma, sobre os milagres executados para eles no Mar Vermelho, deixando claro para eles a sinceridade das suas intenções e sua crença em um Deus único.

No capitulo dois de Josué, parece que enquanto a cidade dorme, Rahav foi a única a perceber que para salvar sua família da destruição proposta por Deus, ela deveria atuar como uma agente e parecer que trabalha para ambos os lados, ser amiga dos espiões e ser uma cidadã leal da cidade.
Quando o povo de Jericó veio até ela pra inspecionar os espiões, ela poderia ter exposto eles, entregando os espiões para a ira do povo.
No entanto, fazendo isso, ela ganharia respeito e dignidade por alguns dias apenas. Rahav, cujo nome em hebraico significa ‘amplo’, atuou diferente; ela fez com que os dois espiões jurassem que salvariam sua família, e como podemos ver em Josué 6, sua família foi salva, como está escrito:
"Assim deu Josué vida à prostituta Rahav e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó."(Jos. 6:25)
"וְאֶת-רָחָב הַזּוֹנָה וְאֶת-בֵּית אָבִיהָוְאֶת-כָּל-אֲשֶׁר-לָהּ הֶחֱיָה יְהוֹשֻׁעַ וַתֵּשֶׁבבְּקֶרֶב יִשְׂרָאֵל עַד הַיּוֹם הַזֶּה: כִּיהֶחְבִּיאָה אֶת-הַמַּלְאָכִים, אֲשֶׁר-שָׁלַחיְהוֹשֻׁעַ לְרַגֵּל אֶת-יְרִיחוֹ."
No Novo Testamento, Rahav é descrita como uma mulher de graça e fé. No livro de Mateus 1:5 ela é descrita como a mãe de Boaz, marido de Ruth e bisavó do rei David.

Outra bela passagem sobre Rahav aparece aqui- "Pela fé Rahav, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias."(Hebreus 11:31)
"בָּאֱמוּנָה לֹא אָבְדָה רָחָב הַזּוֹנָהעִם־הַסּוֹרֲרִים כִּי־אָסְפָה אֶת־הַמְרַגְּלִים אֶל־בֵּיתָהּ בְּשָׁלוֹם׃"
O caráter de Rahav nos ensina que as primeiras impressões podem enganar; quando julgamos uma pessoa por sua ocupação apenas e não por suas ações e méritos, podemos ser seriamente enganados.
Por esse motivo devemos abrir nossas cabeças e corações, amplamente como Rahav, aceitando os outros, menos julgamento e mais tolerância. Então, talvez, teremos melhores perspectivas e poderemos fazer o bem para nós e nossas famílias, assim como Rahav!
Main phrases of the post + transcription + translation
Português Transliteração Hebraico
Fé 'ĕmûnāh אֱמוּנָה
Rahav (amplo) rāchāv רָחָב
Espiões məraggəlîm מְרַגְּלִים
Ela escondeu Hechbî'āh הֶחְבִּיאָה
Jericó yərîchô יְרִיחוֹ
Dois šənayim שְׁנַיִם
Prostituta zônāh זוֹנָה
Fonte: Para mais informação sobre Hebraico Bíblico, visite- www.eteacherbiblical.com
Transcrito By Silvério Silva.


Nenhum comentário: